Carro conectado: Entenda um pouco sobre a leitura de dados dos veículos (protocolo OBD)

Uma grande tendência atual é a conexão das coisas. Vemos vários exemplos de produtos com esta nova funcionalidade, como relógios, óculos, geladeiras etc. O carro também é um exemplo desta tendência e além de prover a intercomunicação mostrando informações de outros aparelhos, como o celular, é também uma fonte de informação.
A partir da década de 80, foi intensificada a presença de componentes eletrônicos nos veículos e, consequentemente, a necessidade de uma rede de comunicação entre eles. O modelo de rede adotado foi a rede CAN, porém a informação trafegada era propriedade de cada fabricante e portanto, criptografada para que apenas o fabricante tivesse acesso à informação.
Com o objetivo de diminuir o custo de diagnóstico de problemas no veículo, em 1996 a Europa e os Estados Unidos tornaram obrigatório a presença da porta OBD em todos os veículos. Através desta conexão, é possível obter informações do veículo sem ter que mexer no motor, possibilitando um diagnóstico mais barato, preciso e rápido. No Brasil a porta OBD tornou-se obrigatória apenas em 2010.
Junto com essa ação, padronizou-se a comunicação da rede, tornando possível a criação de equipamentos baratos de diagnóstico de veículos (atualmente existem vários modelos no mercado, os mais baratos na faixa de 15 dólares).
Com o desenvolvimento e diminuição dos custos da comunicação sem fio (bluetooth e celular) tornou-se viável o desenvolvimento de equipamentos que, conectados à porta OBD do veículo, fossem capazes de enviar as informações em tempo real do veículo para um computador, um servidor ou um celular.
Infelizmente esta abertura e padronização foi parcial, portanto a quantidade de informação que pode ser lida varia muito de veículo para veículo e do equipamento utilizado para a leitura.
Hoje o padrão OBD geração 2 (ou simplesmente OBD2) possui 5 protocolos de comunicação: ISO15765-4 (CAN), ISO14230-4 (KPW2000), ISO9141-2, SAE J1850 VPW e SAE J1850 PWM. Quase todos os equipamentos de leitura OBD presentes no mercado atualmente conseguem interpretar os 5 protocolos.
Para identificar o protocolo, pode-se observar os cabos que estão ligados no conector OBD, conforme ilustrado na figura abaixo. Os demais pinos são utilizados para outros protocolos, pertencentes aos seus fabricantes. Além disso, o equipamento de leitura normalmente também informa qual protocolo está sendo lido.

  OBD

Onde fica a porta OBD do meu carro?

A localização da porta OBD também não é padronizada, mas na maioria dos veículos ela se encontra:
⦁ Abaixo da coluna de direção (mais comum)
⦁ No porta luvas (maioria Renault)
⦁ Junto à caixa de fusíveis (maioria Fiat)

O que é possível obter de informação?

Os dados mais comuns de se obter são:
⦁ O código do chassi;
⦁ A velocidade do veículo;
⦁ O nível de combustível
⦁ Os códigos de erros que eventualmente aconteçam no sistema do veiculo
⦁ A posição relativa do pedal do acelerador
⦁ O status da ignição do veículo.

Além disso também é possível obter:
⦁ Consumo de combustível
⦁ Odômetro
⦁ Posição do pedal do freio
⦁ Marcha
⦁ Mistura do combustível
⦁ Pressão dos pneus
 E algumas outras informações, dependendo do modelo do carro.

Infelizmente não existe uma tabela ou padrão do que pode ser obtido em cada veículo, mas vale a pena procurar saber as possibilidades que o seu oferece!

 

Por: Pedro Zumpano
Revisão: Dandara Chaves

 

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6 comments

  1. Anônimo

    Espetacular quantidade de informações disponíveis!

  2. Anônimo

    Gostava de aprender mas o obd protocolo pretendo desevolver capadidade de diagnodtivar viaturas sen conectar maquina. apagar jose soquico.

    -1
  3. deleted

    Acho omaximo o obd protocola gostava de aprender apagar herros sen aconeccoao da maquina .so atvez defios . Igldo jose soquico

  4. Anônimo

    Show de bola essas informações. Sou muito curioso com esses assuntos, muito me interessa. Em breve se Deus quiser farei meu curso de mecânica.

  5. AndreyiMn

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