Era Digital e Futebol: Apps para a torcida

Em um outro post, analisamos qual o papel da tecnologia dentro de um time de futebol e vimos que afim de melhor gerenciar seus jogadores uma equipe deve estar antenada nas novas tendências no setor. Mas e a relação externa do clube com o seu torcedor? Qual o espaço para TI?
Todos sabemos da importância que as plataformas mobile ganharam em nossas vidas – nossos smartphones são extensões do nosso corpo! E quer melhor ferramenta para reforçar a relação entre torcedor e time? Analisamos os aplicativos dos maiores times do mundo e encontramos algumas funcionalidades bem interessantes.

O Barcelona, por exemplo, oferece ao torcedor não um, mas sete aplicativos! Entre eles, o FCB Albums permite que o torcedor crie um álbum de fotos personalizado do time, selecionando fotos pré determinadas ou adicionando fotos do seu aparelho e depois receba seu pedido em casa. O FCB Keyboard, outra opção interessante entre os aplicativos disponibilizados pelo clube, personaliza o celular do usuário para que ele tenha a cara do Barcelona, modificando o teclado e adicionando funcionalidades como um extenso feed de notícias. Nada mais legal para um fã do futebol do que ter o celular com a cara do seu time do coração, não é?

Barcelona

Outro exemplo bacana de que encontramos entre os aplicativos pesquisados é o App do Borussia Dortmund (time também citado no post anterior com o revolucionário Footbonaut!). Nele o torcedor tem acesso a um calendário completo de atividades – com jogos, treinos, eventos oficiais – e consegue visualizar todos os detalhes de cada um dos jogadores do elenco. Tudo isso com um cuidado especial com o design, conferindo ao app uma aparência única, consistente com o site oficial e que só favorece a imagem do clube.

Borussia

E é claro que o Real Madrid, maior time de futebol do mundo, não poderia ficar fora desse apanhado de aplicativos! A plataforma do clube é um dos mais completos que encontramos, com um extenso menu de funcionalidades. O torcedor pode, por exemplo, ouvir a uma partida na rádio oficial ou se preferir, apenas acompanhar os principais lances. Ele pode ainda comprar ingressos para o próximo jogo ou navegar através dos produtos oficiais do time em uma loja online. Como se não bastasse, o usuário cria um perfil de torcedor e participa de desafios e jogos com outros usuários para se tornar o Fã Número Um!

Outro destaque do time espanhol é o aplicativo Fantasy Manager, um jogo interativo onde o usuário cria e treina sua própria equipe de futebol e desafia outros jogadores, acumulando pontos e conquistas. O Fantasy Manager utiliza imagens muito próximas da realidade, aproximando o usuário de uma experiência real de contato com o time e os jogadores. Ao analisar o posicionamento do Real Madrid, fica clara a sua preocupação do em oferecer aos “Madridistas” conteúdo personalizado e de qualidade.

Real-Madrid

Navegamos também através dos aplicativos de outros times, como Milan, Juventus e Bayern Munich, encontrando em todos eles boas ferramentas para manter os torcedores atualizados e engajados. Entretanto, podemos identificar que há ainda muito espaço para inserção de novas tecnologias e funcionalidades, como aplicação de realidade aumentada e IoT, que já são uma realidade no mercado digital.

Mas e os times brasileiros? Será que se preocupam também em oferecer uma plataforma mobile diferenciada aos seus torcedores? Analisamos as plataformas do sócio torcedor dos dois maiores times de Minas Gerais – Atlético Mineiro e Cruzeiro – e percebemos que infelizmente ainda estamos muitos atrás dos times internacionais.

Os aplicativos de ambos os times são muito limitados em termos de funcionalidades. Neles, os torcedores conseguem apenas executar as tarefas mais básicas – compra de ingressos, resgates de pontos, leitura de notícias. Não percebemos em nenhum momento o conceito de conteúdo exclusivo para os sócios do time.

De uma forma geral, vemos que a interatividade foi deixada em segundo plano. Os usuários não interagem com os aplicativos, não são convidados a compartilhar sua opinião ou deixar sua marca. Sabemos que em termos de usabilidade, não basta que uma interface seja eficaz, ela deve ser agradável e também memorável. E só alcançamos esse objetivo se pensarmos extensamente na experiência do usuário, em todos os seus pontos de interação com um serviço ou plataforma.

Como somos apaixonados por tecnologia (e também por futebol!) decidimos imaginar como seria um novo aplicativo para o Galo na Veia – o sócio torcedor do Atlético Mineiro – que tivesse um maior cuidado com usabilidade e design. Aproveitamos também para sugerir algumas funcionalidades, que nós como torcedores, adoraríamos ver disponíveis.

Então vamos lá, hora de ver o resultado dessa experimentação!

Antes de mais nada, procuramos dar ao aplicativo uma aparência mais moderna e coerente com o site do Atlético Mineiro e com as tendências atuais em design. Para isso, utilizamos as incríveis imagens do Daniel Teobaldo do soulgalo.com.br e criamos uma identidade consistente, principalmente para ícones e menus.

Quanto às funcionalidades, nosso objetivo principal foi aprimorar a experiência de uso da plataforma, fornecendo um canal de relacionamento direto entre sócio e time. Para reforçar essa relação, o usuário pode, por exemplo criar um “Perfil do Torcedor”, onde tem acesso a todas as mídias digitais do clube, downloads exclusivos e formas fáceis de personalizar seu celular.

E não basta apenas acompanhar, o torcedor tem direito também de opinar! Por isso pensamos que uma funcionalidade bacana seria a “Minha Escalação”, uma tela interativa onde o sócio torcedor cria a sua escalação do time e compara suas escolhas com o que outros usuários estão fazendo. Com conceito semelhante, a funcionalidade “Voz da Massa” disponibilizaria um fórum de discussão para que os torcedores debatam assuntos polêmicos e sugestões de melhoria para o clube. Dados gerados a partir desses tipos de funcionalidade, dariam à gerência do time uma boa ideia do que pensam os torcedores.

Caso o clube Atlético Mineiro, por exemplo, queira decidir entre dois modelos de uniforme pode abrir uma votação no menu “Enquete” e deixar para que os sócios torcedores decidam. Diversos outros temas podem ser decididos através de enquetes, mantendo sempre o torcedor em uma posição ativa em relação ao que acontece dentro do clube.

Para estimular mais ainda a interação com o torcedor, a opção “Pra cima deles Galo!” permite que o usuário marque sua localização atual com marcador do time. Utilizando o conceito de realidade aumentada, seria possível identificar em um mapa as maiores concentrações de torcedores na cidade e locais de encontro ou comemoração. Quão incrível seria ver a cidade nas cores do seu time do coração?

Além de tudo isso, é importante oferecer atalhos fáceis para as funcionalidades mais utilizadas como compra de ingressos, estatísticas do time e acesso às noticias do clube e dos jogadores. Aqui o mais importante é tornar a experiência intuitiva, adicionando interações pontuais e criando uma jornada moldada de acordo com o perfil do usuário.

Você confere o resultado do nosso estudo nas telas a seguir. Estamos ansiosos para ouvir a sua opinião! Você consegue pensar em outras funcionalidades que gostaria de ver em um aplicativo de sócio torcedor?

Redesign-Galo-na-Veia-02

Aqui na DTI é assim: estamos sempre buscando formas de aliar tecnologia e design na criação de projetos centrados no usuário!

Por: Yasmim Fonseca
Revisão: Dandara Chaves

 

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